SOBRE

XI SIPE FADERGS 2023

Prazo de inscrições de trabalhos prorrogado para 23/11/2023!

O SIPE é o Salão de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão da FADERGS, um evento anual que tem como objetivo disseminar a pesquisa científica e as atividades de extensão da instituição para professores e estudantes do Centro Universitário FADERGS, bem como participantes de outras instituições e contribuir para a criação de uma cultura de pesquisa.

O evento é direcionado aos estudantes de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnologia) e pós-graduação do Centro Universitário FADERGS e de outras instituições de ensino, bem como professores internos e/ou vinculados a outras instituições de ensino e pesquisadores independentes ou vinculados a organizações de outras naturezas.

O SIPE abrange as áreas de Negócios, Formação Jurídica, Tecnologia da Informação, Comunicação e Design e Ciências Biológicas e da Saúde, em congruência com as áreas de ensino e pesquisa da FADERGS. Os trabalhos participantes deverão estar em acordo com uma das cinco grandes áreas (Negócios, TI, Comunicação, Saúde e Jurídica), em qualquer de suas subáreas.

Em sua décima primeira edição, que ocorrerá na semana de 28 a 30 de novembro de 2023. O SIPE terá minicursos na temática de pesquisa e extensão da FADERGS na área dos cursos.

O tema do XI SIPE é “Ciência, Ambiente e Sociedade”, pois refere-se à interação complexa e interdependente entre a pesquisa científica, o ambiente natural e urbanizado e a sociedade humana. Essa interconexão envolve várias dimensões e implicações importantes, que buscam promover a consciência social e ambiental, visando a integralidade na compreensão dos desafios que afetam a humanidade. Nesse sentido, busca-se o compartilhamento de ideias/projetos que aliem ciência e sociedade em uma perspectiva sustentável e equânime.

Como já é tradicional da proposta do SIPE, o evento visa oportunizar às diferentes formações e titulações – tecnólogos, bacharéis, licenciados, pós-graduados – e às diversas atuações – pesquisadores, estudantes de iniciação científica e/ou extensionistas, professores, profissionais – uma oportunidade de troca e aprimoramento coletivo/colaborativo. Logo, entende-se que as submissões podem ser apresentadas nas seguintes modalidades citadas abaixo:

  • Projetos Científicos (Revisões Bibliográficas, Relatos de Caso, Relatos de Experiência e Relatos de Experiência de sala de aula, entre outros)
  • Projetos Aplicados (apresentação de trabalho prático)
  • Projetos de Extensão (ações extensionistas)


Por que participar>

  • Você amplia seus conhecimentos, participando de um evento no qual tem acesso a trabalhos de outros pesquisadores;
  • Você desenvolve competências de pesquisa, redação, durante e depois do evento;
  • É um espaço de troca de experiências, aperfeiçoamento e rede de contatos;
  • Você tem a possibilidade de divulgar suas pesquisas e projetos extensionistas e obter o reconhecimento da comunidade acadêmica sobre os seus trabalhos;
  • Você obtém o registro formal da publicação do trabalho nos Anais do Evento, vinculado ao diretório internacional de periódicos (DOAJ) e reconhecido pela Capes;
  • Você pode inscrever pesquisas científicas em andamento e obter contribuições de professores e colegas que estudam o mesmo tema para ampliar e aperfeiçoar o seu estudo;
  • Você também pode inscrever projetos aplicados, que são soluções práticas desenvolvidas a partir da teoria para solucionar problemas específicos da sua área de conhecimento e obter orientação de professores da área para aumentar a visibilidade e utilidade de seu projeto;
  • Ao participar de eventos como esse, você adquire experiência em iniciação científica, que pode contribuir para a sua qualificação formal. Diversos processos de obtenção de bolsas de estudo e seleções de programas de pós-graduação consideram este critério para a classificação de candidatos;
  • Para os alunos FADERGS, a participação no formato “resumo científico/resumo aplicado/resumo de extensão” credita 10 horas de atividades complementares por trabalho aprovado. Você pode inscrever quantos trabalhos desejar. Os alunos que tiverem seus trabalhos aprovados e realizarem a apresentação oral irão receber mais 10 horas de atividades complementares por apresentação. No caso de co-autoria do resumo científico, somente um autor poderá apresentar o resumo e receber as horas complementares pela apresentação.